Procedimentos
Vasectomia
Você deve saber primeiro que…
A vasectomia visa a esterilização definitiva no homem por meio de procedimento cirúrgico de ligadura de ductos deferentes. Implica em uma decisão ponderada e madura do casal.
O procedimento cirúrgico somente é realizado após 2 meses da assinatura do consentimento informado.
Importante
O paciente permanece com a função sexual e ejaculação habituais, com a diferença que o sêmem não conterá espermatozóides responsáveis pela fertilização. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. O procedimento pode ser feito a nível ambulatorial e o paciente é liberado do hospital no mesmo dia do procedimento.
Logo após a vasectomia, deve-se continuar com os métodos contraceptivos até a realização do exame do esperma. Os segmentos dos ductos deferentes localizados acima dos locais onde foram fechados permanecem com espermatozóides durante um período variável de tempo, em geral 20 ejaculações. Após a realização do espermograma de controle atestando a azoospermia (ausência de espermatozóides), o casal poderá dispensar o uso dos métodos contraceptivos. A cirurgia de vasectomia é um procedimento seguro e eficaz.