Doença da Próstata

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

É o crescimento benigno da glândula prostática, que acomete cerca de 60 % dos homens acima de 50 anos e quase 80% daqueles com mais de 70 anos .

Entenda Melhor!

É uma doença de evolução lenta, silenciosa que acarreta pouco a pouco uma “compressão” sobre o canal da urina , ocasionando um estreitamento localizado. Os sintomas mais vistos são : jato fraco e sem pressão, aumento de idas ao banheiro durante a noite, gotejamento terminal, jato cortado e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

O relato dos sintomas e queixas ao médico urologista, bem como a realização de exames laboratoriais e de imagem, confirmaram o diagnóstico. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico , a depender de cada caso. Hoje utilizamos alta tecnologia com auxílio de fibra laser e outros dispositivos minimamente invasivos para eliminar esse crescimento prostático benigno excessivo via uretral (sem cortes ou furos), com possibilidade de alta precoce , rápida recuperação , devolvendo ao paciente qualidade de vida .

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é um tumor que acomete a próstata, uma glândula situada abaixo da bexiga e que circunda a uretra, órgão responsável pela passagem da urina na bexiga até o meio externo.

Sua prevalência é bastante alta , acometendo 1 em cada 6 homens. A próstata e as vesículas seminais produzem o fluido seminal que nutre e transporta os espermatozóides. Apesar de considerada uma doença comum, por receio, medo ou falta de conhecimento, grande parte dos homens ainda atrasam em conversar sobre a condição com o médico urologista, o que dificulta o tratamento mais eficaz.

Durante um bom tempo, a doença não apresenta sintomas. Somente em uma fase mais avançada é que alguns sintomas começam a aparecer, tais como dificuldade para urinar, eventuais sangramentos na urina , dores ósseas , emagrecimento , fraqueza , etc . Por isso é imprescindível a regularidade nas visitas anuais com seu médico urologista , afim de EVITAR um diagnóstico tardio e iniciar o tratamento no tempo certo.

Quando o urologista suspeita que o paciente possa estar com câncer de próstata, seja através do aumento do PSA , alterações no exame de toque retal ou mesmo por achados preocupantes em uma ressonância magnética, o médico deverá solicitar uma biópsia da glândula, afim de confirmar ou não a suspeita diagnóstica.

Entenda melhor!

Entenda Melhor!